sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lançamento do Projeto Libélula

   Moda, sustentabilidade, espumante, exposição de fotos e conversa entre amigos. Assim foi o lançamento do Projeto Libélula, de Cecília Echenique, na última noite, 08, na loja da marca no Baixo Jardins. Ao som dos DJ Ari Beraldin e Jô Hassen, os convidados conferiram a exposição de fotos das madrinhas da iniciativa e o trabalho realizado pelas artesãs de Minas Gerais.
   As "madrinhas libélula" Constanza Pascolato, Renata Junqueira, Ale Rauen, Laura Wie, Patrícia Gotthilf, Silvana Bertolucci e Raquel Silveira prestigiaram o lançamento do projeto social e sustentável, que dá a mulheres carentes de Minas Gerais novas perspectivas, proporcionando a elas uma colocação no mercado de trabalho e uma fonte de renda.

Mais sobre o Projeto Libélula
   O Projeto Libélula beneficia cerca de 30 mulheres dos 25 aos 60 anos carentes de trabalho e de perspectivas, proporcionando a elas uma colocação no mercado de trabalho. Com retalhos doados pelas empresas Santa Constância, Poko Pano, Thorrè e Cecília Echenique (uma quantidade imensa de tecidos que, de outra forma, iriam para o lixo), as novas artesãs aprendem a técnica para a produção da libélula – uma espécie de patchwork que envolve corte, costura, bordados e customização – e constroem peças ecologicamente responsáveis, gerando uma fonte renda para si e suas famílias.
   Todas as etapas de produção e capacitação das novas profissionais têm acompanhamento psicológico, de conscientização ambiental, controle de qualidade e o financiamento monetário. Assim como as roupas, as embalagens e etiquetas utilizadas – que levam o nome da artesã responsável – são totalmente desenvolvidas com materiais reciclados, e a renda obtida é dividida entre todos os membros da equipe de produção.
   O Projeto Libélula foi desenvolvido de acordo com a Lei do Comércio Justo, que está sendo trazida para o Brasil pela ONG Visão Mundial. Atualmente, ele é realizado em Pouso Alegre, MG, com o apoio da prefeitura de cidade, e a intenção é expandi-lo a todos os estados brasileiros.

Onde encontrar as peças do Projeto Libélula: Cecília Echeniqu, Poko Pano, Santa Constância e Thorrè.

Beijinhos, Beijinhos Pri & Laris

Nenhum comentário:

Postar um comentário